Planejamento de RH para 2019

O planejamento estratégico é importante para todas as organizações. Mas, antes de iniciar um planejamento estratégico é importante reconhecer as necessidades dos indivíduos, saber quais são os caminhos para se desenhar o futuro saudável e auto sustentado com resultados efetivos para o negócio.

O planejamento de RH começa no recrutamento e seleção. O Software de Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial, possibilita a gestão de processos seletivos automatizada, além da aplicação de com testes e vídeo entrevistas.

É importante que o planejamento de RH seja feito de conformidade com os objetivos organizacionais. Por isso, é necessário saber o que acontecerá com a empresa a curto, médio e longo prazo para poder realizar um planejamento de recursos humanos coerente.

Levando em conta que as percepções humanas são valiosas frente aos diversos fatores internos e externos (presentes no dia a dia das pessoas da organização). É necessário desenvolver um planejamento estratégico participativo, onde todos os colaboradores e gestores sejam peças principais.

 

Dicas para potencializar o Recursos Humanos

Antes de falarmos sobre o planejamento, confira algumas dicas essenciais para o RH:

1. Realize o planejamento do orçamento

É importante que para o RH realize o planejamento do orçamento de férias dos colaboradores, promoções, investimentos em treinamentos, futuros desligamentos e contratações, entre outros. Com isso, é possível evitar com que ocorra impactos negativos financeiros para empresa.

 

2. Realize a apresentação de indicadores x resultados

A projeção dos indicadores é importante para a empresa. Mensurar os resultados no final de cada ciclo é imprescindível para o desenvolvimento do planejamento do ano seguinte. Não basta ter somente indicadores verdes, o importante é saber quais resultados eles proporcionam para a organização;

 

3. Treine e desenvolva os colaboradores

Para alcançar objetivos com eficiência e eficácia, a empresa precisa preocupar-se com o treinamento e desenvolvimento de seus membros.

 

4. Aprimore o Recrutamento e Seleção

Utilize software de Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial. Eles ajudarão na gestão de processos seletivos possibilitando: Criação de  requisições, personalização e automatização das etapas dos processos, compartilhamento das vagas em diversos canais, aplicação de testes técnicos, realização de Fit Cultural e da tendência de comportamento dos candidatos, análise de vídeo entrevistas, compartilhamento dos finalistas com gestores, análise os relatórios e realização de admissão digital.

 

Dicas de Planejamento de Recursos Humanos para 2019

Algumas dicas para um bom planejamento de RH:

 

1. Retenção de talentos

A retenção de talentos segue é um dos maiores desafios de RH. Pois, para manter os funcionários motivados é necessário muito planejamento e estratégia. Por isso, é preciso estar atento a cultura organizacional.

O foco aqui deve ser desenvolver um bom plano de carreira. A organização precisa ter uma política transparente de cargos e salários, promoções atreladas a metas e dar feedbacks contínuos ou estruturados. Com isso, os funcionários terão menos um motivo para buscar vagas na concorrência.


2. Desenvolvimento de lideranças

Desenvolver líderes que possam dar andamento aos projetos da organização no futuro, é desafio do RH, juntamente com a alta gestão da empresa. Para isso, é importante identificar os talentos com potencial para liderança, para tirá-los da zona de conforto, assim eles poderão desenvolver suas habilidades.


3. Introduza a gestão horizontal

Nesse modelo há uma sinergia muito grande entre as equipes, onde cada profissional toma responsabilidade individual por suas entregas. Porém, esse novo método requer muita disciplina e confiança da empresa nos funcionários. No entanto, o papel do RH é montar a equipe com os talentos certos para render ótimos resultados para  produtividade e ao ambiente interno da organização.

Com a aplicação dessas dicas e diretrizes o seu planejamento de RH vai render bons frutos em 2019!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *