Quais são os tipos de recrutamento e seleção e seus benefícios

Os processos de recrutamento e seleção são rotinas comuns dentro de todo e qualquer departamento de RH. Para conseguir reter os melhores talentos e formar uma equipe forte e consistente, é importante que o gestores saibam como fazer o processo de recrutamento e seleção da maneira certa.

Um ponto interessante sobre essa tema é que existem diferentes tipos de recrutamento e seleção, sobre os quais falaremos um pouquinho, além de apontar os benefícios de cada um. Confira. 

Recrutamento interno

O recrutamento interno inclui a abertura de mudança ou de posição, distribuindo comunicados dentro da própria organização, procurando no próprio banco de dados organizacional a relação das habilidades exigidas para execução do trabalho, confrontando com as competências tidas pelos atuais colaboradores. Este método de recrutamento e seleção explora fontes internas, preenchendo as posições e encorajando as promoções.  

Benefícios 

O recrutamento interno é capaz de conduzir a satisfação no cargo, além da motivação dos empregados que enxergam de maneira direta e real uma oportunidade de carreira dentro da empresa. 

Além disso, outro ponto benéfico nesse tipo de recrutamento é a agilidade e facilidade de se encontrar alguém para ocupar a vaga que foi aberta. E por fim, outro ponto benéfico que pode ser visto no recrutamento interno é a economia de esforço, tempo e dinheiro para recrutar um novo colaborador. 

Recrutamento externo

O recrutamento externo inclui basicamente a forma de divulgação da vaga. A escolha do método de recrutamento, interno ou externo, realizada pelos gerentes, depende diretamente da estratégia da organização, que, em sua maioria, possuem como estratégia, encorajar as promoções e transferências internas.  

Como o nome já sugere, nessa forma de recrutamento, o novo talento é buscado fora da empresa.

Benefícios 

O principal benefício dessa forma de recrutamento é buscar alguém que desde do início seja moldável às necessidades da vaga, assim como valores, missões e política da empresa. Algo difícil de ser encontrado em colaboradores que já atuam na companhia.

Recrutamento misto

O recrutamento misto é a combinação dos dois procedimentos anteriores, o externo e interno. Ele é feito de maneira capaz de conciliar  o interesse no preenchimento da vaga e a valorização dos talentos da empresa. Essa forma de recrutamento pode ser feita de três maneiras:

Prevalência do modelo interno

Trata-se da tentativa de recrutamento interno e, apenas diante da falta de sucesso, é realizada a busca por profissionais de fora da organização.

Prevalência do modelo externo

Aqui, há uma tentativa inicial de encontrar o colaborador no mercado e, por conta do insucesso, a vaga é aberta para os colaboradores da empresa.

Modelo concomitante

Recrutamento externo e interno ocorrendo de maneira simultânea. Gerando assim, uma competição justa entre os candidatos.

Benefícios

O principal benefício nesse modelo de recrutamento e seleção, é que quando adotado, realmente dão chances para os próprios colaboradores que possam se adaptar  à nova vaga, no entanto, o departamento pessoal também não deixa de buscar o que é melhor para a própria empresa. 

Recrutamento online

No recrutamento e seleção online, a internet é usada a favor do RH.  Com isso, as formas de recrutamentos se tornam mais eficientes. Mas, sua realização  é necessário contar com uma plataforma especializada, para assim, alcançar um número maior de candidatos e automatizar os processos.

Benefícios 

Os principais benefícios do recrutamento online dizem respeito à comodidade, tanto do RH quanto do candidato, uma vez que todo o processo pode ser feito de maneira online. É comum que nesse modelo de recrutamento, o candidato só vá a empresa para começar a trabalhar. 

Está enfrentando problemas para contratar e manter funcionários? Solicite uma demonstração GRATUITA do  Software da JobConvo e supere essa questão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *